Batatas fritas saudáveis Bimby

Batatas “Fritas” Saudáveis – Bimby

Acho que ninguém diz que não a umas batatas fritas, mas aqui em casa não fazemos fritos por causa d cheiro e da saúde. Esta alternativa a vapor e depois no forno é muito fácil de fazer e ficam óptimas.

É sexta feira, finalmente!! E como as medidas de restrição aliviaram um bocadinho vou finalmente a Coimbra ver os meus pais, coisa que já não faço desde o Natal. Por isso, estou bastante animada e assim trago-vos uma receita que está no cookidoo e que eu adoro fazer! São as batatas “fritas” saudáveis da Bimby e são fantásticas.

Eu opto sempre por fazer com batata doce por gosto pessoal, mas podem perfeitamente fazer com batata para fritar. Confesso que ficam tão boas que acabo a comer batatas com batatas no fim da refeição! É gulodice pura, mas não tem o peso de serem batatas fritas.

É engraçado que só mais recentemente comecei a dar mais uso à Varoma, quando comprei a Bimby não a usava praticamente e nem sei bem porquê. Ultimamente tenho feito várias vezes amêijoas à bulhão pato, cozo massa na forma, faço almôndegas, fiz o pudim de leite condensado e agora estas batatas “fritas” inicialmente cozidas a vapor e depois terminadas no forno.

Preparação Batatas Fritas Saudáveis:

500 g batata doce cortada em palitos com casca (para 4-5 pessoas fazer o dobro)

1 ½ c. chá de sal (usei sal Belamandil da Necton)

20 g azeite

1 ramo de alecrim (só as folhas)

500 g água

 

Preparação Bimby:

Pré-aquecer o forno a 220ºC. (a receita original pede 250ºC mas há fornos que não atingem essa temperatura).

Colocar a água no copo e a varoma na sua posição com as batatas cortadas e temperadas com 1 c. chá de sal e pgramar 12 min/ Varoma/ vel 1.

Retirar para um tabuleiro que possa ir ao forno (eu coloco papel vegetal Silvex no próprio tabuleiro forno), regar com o azeite e deitar o alecrim. É importante que as batatas estejam bem espalhadas e não sobrepostas para assarem todas de forma uniforme. Levar ao forno a 220ºC cerca de 25-30 minutos ou até ficarem tostadinhas a gosto.

A meio do tempo agitar o tabuleiro para virar as batatas e garantir que não ficam sobrepostas.

Retirar do forno e polvilhar com ½ c. chá de sal (ou um bocadinho mais se for o vosso gosto).

Servi com molho barbecue caseiro.

Batatas fritas saudáveis Bimby

Batatas fritas saudáveis Bimby

 

Share on facebook
partilha
Share on twitter
tweet
Share on pinterest
pin
Share on whatsapp
envia
Share on email
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.