É sexta feira, finalmente!! E como as medidas de restrição aliviaram um bocadinho vou finalmente a Coimbra ver os meus pais, coisa que já não faço desde o Natal. Por isso, estou bastante animada e assim trago-vos uma receita que está no cookidoo e que eu adoro fazer! São as batatas “fritas” saudáveis da Bimby e são fantásticas.
Eu opto sempre por fazer com batata doce por gosto pessoal, mas podem perfeitamente fazer com batata para fritar. Confesso que ficam tão boas que acabo a comer batatas com batatas no fim da refeição! É gulodice pura, mas não tem o peso de serem batatas fritas.
É engraçado que só mais recentemente comecei a dar mais uso à Varoma, quando comprei a Bimby não a usava praticamente e nem sei bem porquê. Ultimamente tenho feito várias vezes amêijoas à bulhão pato, cozo massa na forma, faço almôndegas, fiz o pudim de leite condensado e agora estas batatas “fritas” inicialmente cozidas a vapor e depois terminadas no forno.
Preparação Batatas Fritas Saudáveis:
500 g batata doce cortada em palitos com casca (para 4-5 pessoas fazer o dobro)
1 ½ c. chá de sal (usei sal Belamandil da Necton)
20 g azeite
1 ramo de alecrim (só as folhas)
500 g água
Preparação Bimby:
Pré-aquecer o forno a 220ºC. (a receita original pede 250ºC mas há fornos que não atingem essa temperatura).
Colocar a água no copo e a varoma na sua posição com as batatas cortadas e temperadas com 1 c. chá de sal e pgramar 12 min/ Varoma/ vel 1.
Retirar para um tabuleiro que possa ir ao forno (eu coloco papel vegetal Silvex no próprio tabuleiro forno), regar com o azeite e deitar o alecrim. É importante que as batatas estejam bem espalhadas e não sobrepostas para assarem todas de forma uniforme. Levar ao forno a 220ºC cerca de 25-30 minutos ou até ficarem tostadinhas a gosto.
A meio do tempo agitar o tabuleiro para virar as batatas e garantir que não ficam sobrepostas.
Retirar do forno e polvilhar com ½ c. chá de sal (ou um bocadinho mais se for o vosso gosto).
Servi com molho barbecue caseiro.