Há umas semanas fiz estas bolachas de laranja na Bimby e choveram pedidos para eu partilhar a receita.
A massa ficou tão fácil de trabalhar e o cheirinho a laranja era maravilhoso que mal as tirei do forno pus logo uma de parte para arrefecer um bocadinho e provei passado pouco tempo. O meu veredicto é que são deliciosas: textura certa, sabor amanteigado sem ser em excesso, doces no ponto e o aroma de laranja é incrível. Acredito que com limão fiquem igualmente maravilhosas.
Confesso que não sou muito de experimentar diferentes receitas de bolachas e estou sempre a fazer as bolachas de manteiga e só lhes vou introduzindo pequenas variações como fazer com pistachio, por exemplo. Mas adoro fazer bolachas e acho muito bom encher a lata das bolachas com uma opção caseira e económica.
Neste caso andei a semana toda a levar estas bolachas de laranja para o trabalho e ainda há algumas (confesso que nem sei como ainda duram!). Elas são ainda grandes e podem moldar a massa no formato que vos apetecer. Também dá para fazer a opção de “tronco” como nas bolachas de manteiga. Esta massa é muito boa para trabalhar com crianças porque não cola praticamente nada às mãos e é fácil de moldar.
Quem é que vai encher a lata com estas bolachas de laranja tão fáceis de fazer na Bimby?
Ingredientes bolachas laranja:
Casca de 1 laranja
150 g açúcar
110 g manteiga em pedaços fria
2 ovos
1 c. chá essência de baunilha
375 g farinha com fermento
Preparação Bimby:
Colocar a casca de laranja no copo e programar 15 seg/ vel 9. Se não for suficiente repetir esse passo.
Juntar o açúcar e a manteiga em pedaços e programar 20 seg/ vel 7.
Adicionar os ovos e essência de baunilha e programar 15 seg/ vel 3.
Por fim deitar a farinha no copo e programar 2 min/ programa amassar (velocidade espiga).
Retirar a massa das bolachas para uma superfície enfarinhada ou para um tapete anti-aderente e formar uma bola com a massa. Ir retirando pequenas porções de massa, enrolar com a mão e fazer o formato de “esse”.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar as bolachas no tabuleiro de ir ao forno e deixar algum espaço entre elas. Levar as bolachas ao forno até ficaram ligeiramente douradas.