Acho que já perceberam que eu tenho uma adoração por receitas de bolos e de brioche no geral. Desde que comprei a Bimby comecei a ter vontade de arriscar cada vez mais e ainda bem. Esta experiência com o brioche de mascarpone na Bimby correu muito bem, a massa é muito fácil de trabalhar e praticamente não cola nas mãos.
Eu acho terapêutico ver a massa a levedar, a crescer e depois moldar a massa é tão relaxante. Vocês também sentem isso em relação às massas lêvedas? Gostam da sensação de pôr a mão na massa?
Como depois de moldar as bolas iniciais ainda me sobrou alguma massa, mas pouca, decidi colocar em forminhas de muffins de papel rígido e acho que ficou amoroso.
Se gostam de fazer brioche ou pão de leite eu adoro esta receita de brioche com queijo creme, ficam tão fofos que é impossível de resistir.
Aqui barrei o brioche com o creme de speculoos que publiquei aqui.
Ingredientes Brioche Mascarpone:
100 g leite (usei meio gordo)
250 g mascarpone
1 ovo
500 g farinha T55
7 g fermento de padeiro seco
40 g açúcar
1 gema para pincelar
Preparação Bimby:
Colocar o leite e o fermento no copo e programar 3 min/ 37ºC/ vel 2.
Adicionar o mascarpone e bater 2 min/ vel 2.
Juntar a farinha, açúcar e o ovo e programar 5 min/ vel espiga (ou programa amassar).
Deixar a massa levedar até dobrar de volume.
Colocar papel vegetal (usei Silvex) numa forma que possa ir ao forno e formar bolinhas de tamanho uniforme ligeiramente espaçadas entre si. Cobrir com uma toalha e deixar levedar mais 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Pincelar suavemente e com cuidado o topo da massa com a gema batida.
Levar ao forno 18-20 minutos ou até ficarem dourados.