Dicas congelação refeições

Dicas de Congelação de Refeições

Neste post encontram um resumo de algumas minhas dicas para congelar refeições que permitem poupar tempo e dinheiro.

Na semana passada recebi uma mensagem no Instagram a propósito de uns stories em que eu disse que não tinha cozinhado a semana toda e nunca tinha encomendado nada de fora. Assim, a seguidora pediu-me se eu podia fazer um post sobre dicas de congelação de refeições e ideias de receitas que congelam bem.

É verdade que eu ando há meses para fazer este post, mas há sempre mil e uma coisas que se parecem pôr à frente deste post e ele vai ficando, infelizmente, para trás.

Comecemos pelo início com uma mini lista de coisas que costumo ter congeladas porque dão imenso jeito:

Pão ralado aromatizado: faço sempre o suficiente para usar mais do que uma vez e guardo em sacos de congelação com fecho;

Ervas aromáticas: que congelo nas cuvetes para fazer gelo já lavadas e cobertas com azeite;

Molho de tomate: este é o meu molho de tomate para tudo. Uso para a pizza, como base para almôndegas, para bolonhesa também resulta muito bem. Congelo em caixinhas individuais ou então também congelo em cuvetes do gelo e depois retiro das cuvetes e coloco num saco de congelação para ser mais prático. Por exemplo, com este molho, uns cubos de bacon salteados e massa cozida têm uma refeição deliciosa e pronta em pouco tempo.

Outra coisa que geralmente há sempre no meu congelador é massa de pizza já feita. Congelo a massa em bola envolta em película aderente e depois deixo descongelar no frigorífico e quando quero começar a preparar a refeição deixo à temperatura ambiente para a massa levedar um pouco apenas. Estendo a massa, coloco o molho de tomate e os toppings a gosto e está pronta a ir ao forno.

Outro tipo de receitas que resulta sempre bem congeladas são o arroz de pato ou arroz de frango, porque são pratos que vão ao forno depois de descongelados e parece que foram acabados de fazer. Até já cheguei a fazer o arroz de frango de propósito para congelar para ter pronto para outras alturas mais complicadas.

Habitualmente quando faço lasanha bolonhesa faço sempre mais carne para já ter carne à bolonhesa pronta e ser só necessário fazer a massa na hora e a própria lasanha também congela e descongela muito bem. Também já cheguei a fazer lasanha bolonhesa propositadamente para congelar.

As almôndegas com molho de tomate também são uma refeição que congela muito bem porque o molho já é bastante rico e não fica aguado. E as almôndegas de frango no forno como são secas também congelam e descongelam muito bem, já experimentei 2 ou 3 vezes e correu sempre bem.

Se costumam seguir a minha meal prep ao domingo sabem que muitas vezes faço pulled pork na slow cooker e rende imenso. Mas a verdade é que também dá para fazer pulled pork na Bimby, na Varoma, para qualquer modelo que tenham. E os baos com que servi o pulled pork na altura também congelam muito bem, Congelei-os com papel vegetal a servir de separador e consegui descongelar individualmente sem se terem colado uns aos outros.

Um dos pratos que mais repeti durante os confinamentos foi o arroz mexicano no forno que congela muito bem, basta descongelar colocar o queijo ralado por cima e levar ao forno. Fica um prato mesmo delicioso e o feedback de quem já o fez é sempre muito positivo.

Antigamente em casa dos meus pais havia sempre cordon bleu no congelador porque era uma coisa que eu gostava mesmo muito de comer. Em vez de comprarem já feitos recomendo que façam os vossos e congelam e depois basta cozinhar na hora.

E porque não ter também uma dose ou duas de chilli com carne? É uma refeição tão reconfortante e rende bastante, por isso costumo aproveitar para congelar uma dose para duas pessoas.

As possibilidades são mesmo infinitas, vai até onde a vossa imaginação for. Eu sou suspeita porque adoro congelar o que posso para ter mais tarde seja pão, bolos ou refeições. O importante para mim é: evitar o desperdício alimentar, poupar tempo e poupar dinheiro ao evitar encomendar comida por não ter nada feito ou planeado. Tudo o resto é gosto pessoal.

Gostaram destas dicas sobre congelação de refeições  e as minhas sugestões de receitas boas para congelar?

Dicas congelação refeições

partilha
tweet
pin
envia
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.