Hot cross buns Bimby

Hot Cross Buns – Bimby

Para quem gosta de experimentar receitas de outros países e gosta de fazer pãezinhos e afins esta receita de hot cross buns é uma boa alternativa.

Vocês já conhecem a minha curiosidade por receitas de comida estrangeira do mundo todo. Assim na Páscoa decidi fazer Hot Cross Buns na Bimby. Acompanharam o passo-a-passo no instagram (baker_miss_by_carol)?

São uns pãezinhos com especiarias e uma cruz no topo que se comem na Páscoa em praticamente todos os países de influência inglesa (desde a Austrália Nova Zelândia, passando pela África do Sul e Estados Unidos). Desta vez esteve presente na minha Páscoa em vez do nosso típico folar.

Como já puderam perceber são extremamente fofos. Só precisam de tempo para levedar, não há nenhum segredo. As cruzes são opcionais, só fiz pelo efeito estético, no dia-a-dia não são precisas.

Ingredientes da massa Hot Cross Buns:

275 g água morna

1 pacote de fermento de padeiro seco (11g)

550 g farinha T55

1 c. chá de sal

2 c. chá de leite em pó (opcional)

55g açúcar

2 c. chá de canela

45 g manteiga

Preparação da massa Bimby:

Colocar todos os ingredientes da massa no copo pela ordem indicada na receita e programar 30 seg/ vel 3. De seguida programar 8 min/ vel espiga (ou programa amassar).

Deixar a massa levedar no copo 30 – 40min num local morno, protegido de correntes de ar. (deixei dentro do forno completamente desligado).

Deitar a massa num tapete de silicone ou em papel vegetal como se fosse uma bola achatada e dividir em 8 porções (dividir a massa ao meio, depois em 4 e depois em 8 triângulos) para facilitar a separação da massa.

Preparar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal (eu usei Silvex) e pesar a massa em porções de 80 g. Fazer bolinhas e colocar no tabuleiro ligeiramente afastadas para terem espaço para crescer. Repetir o processo até terminar a massa. Deixar a massa levedar num local morno coberta com película aderente.

Quando a massa já tiver levedado preparar a massa das cruzes.

Ingredientes das cruzes p/ hot cross buns:

4 c. sopa de água

4 c. sopa de farinha cheias

Preparação das cruzes Bimby:

Deitar a água e a farinha no copo e programar 30 seg/ vel 4. Baixar tudo com a espátula e voltar a programar 30 seg/ vel 4.

A mistura deve ser espessa, não pode escorrer muito. Caso esteja muito líquida colocar mais um pouco de farinha e repetir.

Colocar a massa dentro de um saco pasteleiro com um bico fino (ou cortar os descartáveis mesmo na ponta) e fazer o desenho das cruzes.

Levar a massa ao forno pré-aquecido a 175ºC e deixar cozer20-25 minutos ou até começarem a ficar dourados.

Quando começarem a ficar dourados preparar o brilho.

Ingredientes da geleia de brilho p/ hot cross buns:

2 c. sopa de água

2 c. sopa de açúcar

Preparação Bimby:

Colocar a água e o açúcar no copo e programar 3 min/ 100ºC/ vel 3 sem o copo medida. Pincelar os buns mal saiam do forno com a geleia de brilho.
Estão prontos a comer com manteiga, doce ou simples.

Hot cross buns Bimby

Hot cross buns Bimby

Hot cross buns Bimby

partilha
tweet
pin
envia
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.