Nasi tomato arroz tomate Bimby

Nasi Tomato (Arroz Tomate) – Bimby

Se gostam de arroz e de experimentar receitas asiáticas convido-vos a fazerem este nasi tomato e se deliciarem com sabores e aromas fantásticos.

Quem me segue há mais tempo sabe que eu comecei a adorar fazer meal prep e que adoro comida estrangeira. São duas coisas que não posso negar. Neste caso na última meal prep fiz este arroz Nasi tomato (arroz de tomate) na Bimby e adorei, porque é uma verdadeira explosão de sabores.

No fundo nasi tomato é um arroz de tomate completamente diferente do nosso pelas especiarias usadas como o gengibre fresco, pau de canela e o cardamomo.

A comida estrangeira vem muito por influência do meu pai, como já disse aqui, que sempre me incentivou a provar coisas diferentes e sabores diferentes dos nossos. Também ajudou muito o facto de ter começado a viajar ainda pequenina e isso ter desenvolvido em mim o gosto por culturas diferentes e gostar de conhecer também a sua gastronomia.

Se não fosse a pandemia gostava muito de ter feito uma viagem pela Ásia e como não foi possível fazê-lo vou viajando mentalmente e gastronomicamente.

Assim, hoje trago-vos este Nasi tomato, ou arroz de tomate, feito na Bimby.

 

Ingredientes Nasi Tomato (Arroz de Tomate) Bimby:

250 g arroz aromático (usei Arroz Bom Sucesso)

500 g água

2 dentes de alho

80 g cebola

Um pedaço de 2cm de gengibre fresco

30 g azeite

1 lata de tomate pelado 400 g (usei Valfrutta Ponte Vertical)

2 c. chá flor de sal aromatizada com alho (usei Marnoto da Necton)

1 pau de canela (usei Suldouro)

1 folha de louro seca

3 bagas de cardamomo (usei Suldouro)

1 estrela de anis (eu não usei)

Preparação Bimby:

Colocar os dentes de alho, cebola e gengibre no copo e picar 5 seg/ vel 5. Juntar o azeite e programar 5 min/ 120ºC/ vel 1.

Juntar o tomate e o sal e programar 5 seg/ vel 5. Baixar tudo com a ajuda da espátula e programar 5 min/ 100ºC/ vel 1. Retirar esta mistura para uma taça e não lavar o copo.

Pesar o arroz no cesto e pesar a água vertendo por cima do arroz para passar para o copo. Juntar ao arroz o pau de canela, a folha de louro, o cardamomo e o anis e a mistura de tomate reservada (tudo isto deve ficar no cesto e não no copo). Misturar tudo com a espátula e programar 14 min/ 100ºC/ vel 4.

Ao fim deste tempo voltar a misturar o arroz e as especiarias e programar mais 8 min/ 100ºC/ vel 4.

Retirar o arroz do cesto, deixando escorrer a água, e servir.

Nasi tomato arroz tomate Bimby

Nasi tomato arroz tomate Bimby

partilha
tweet
pin
envia
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.