organização doméstica meal prep

Organização Doméstica Meal Prep

Este é o primeiro post sobre organização doméstica, mais concretamente sobre meal prep. Vejam as 6 regras de ouro que partilho no post e se faz sentido para vocês.

Recebo tantas mensagens a perguntar  sobre organização doméstica como podem organizar melhor a vossa semana em termos de refeições ou fazer uma pré-preparação para depois ser mais rápido e simples durante a semana, isto é a vossa meal prep ou batch cooking.

Claro que isto vai variar de casa para casa, do número de pessoas que vivem em casa, do número de vezes que fazem compras, etc.

Para mim passa por várias coisas mas vou deixar aqui algumas dicas para facilitar e começar a abordar este assunto de forma sistemática com vocês.

Primeiro é fundamental saberem o que têm na vossa despensa, frigorífico e congelador. Por isso, o passo número 1 é saberem em detalhe o que têm em casa, antes de qualquer outra acção. Podem fazer um levantamento do que têm na despensa de enlatados, massas, tipos de arroz, etc. Depois devem saber o que têm no congelador e frigorífico.

Segundo é essencial planear. Corre sempre mal quando se sai para trabalhar e não se deixa nada a descongelar ou não se faz a mínima ideia do que se vai cozinhar.

Eu costumo cozinhar ao domingo de manhã para a semana quase toda ou pelo menos para os primeiros dias da semana. Mas não posso ir para a cozinha sem definir o que quero cozinhar, certo?

Portanto, escrever seja em papel, seja no bloco de notas no telemóvel, numa app, etc as refeições que querem cozinhar é obrigatório. Eu opto por definir as refeições com base na maioria dos ingredientes que já tenho em casa, mas nem sempre é regra. Tendencialmente, a escolha vai recair em receitas em que já tenha o tipo de carne ou peixe que tenho congelado, por exemplo.

Caso tenham um stock reduzido em casa de congelador/ despensa devem apontar todos os ingredientes que vão necessitar para cozinhar tudo.

Terceiro é importante definirem a forma como o querem fazer. Quando é que têm tempo para escolher a ementa da semana? E para ir às compras? Preferem cozinhar mais ao domingo ou deixar tudo pronto no frigorífico para ir cozinhando em vários momentos durante a semana? Isto são respostas que só cada família pode responder, mas é um dos passos para garantir que a organização que têm vai funcionar. Eu tenho na minha agenda pessoal uma página mensal em tabela em que aponto no domingo as refeições que quero fazer, por exemplo.

Quarto (e não menos importante) manterem-se fiéis ao plano e não improvisarem! Isto é uma regra que pode parecer parva, mas já toda a gente teve preguiça de cozinhar depois de um dia de trabalho cansativo e complicado e a tentação para pedir take away é gigante. Lembrem-se que já gastaram dinheiro nos ingredientes e que eles estão à vossa espera em casa para serem consumidos.

Resumindo, a chave para funcionar é a organização. E é muito importante escreverem, porque facilita e muito a organização e a execução. Passados 3 ou 4 meses podem ir procurar menus semanais anteriores e repetir, por exemplo.

E ao escrevermos é quase como se fosse um compromisso e seja algo que queremos cumprir.

organização doméstica meal prep

Organização doméstica meal prepOrganização doméstica meal prep

 

partilha
tweet
pin
envia
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.