Pão batata Bimby

Pão com Batata – Bimby

Mais uma semana e mais uma nova receita, claro! Desta vez trago um pão que fiz na Bimby e tem a particularidade de ter batata como ingrediente. Surpreendidos?

Verdade seja dita não como pão todos os dias, nem sequer todas as semanas mas às vezes apetece-me comer ou usar em alguma receita. Assim em vez de comprar faço em casa e desta forma posso fazer algumas experiências.

Tal como foi o caso deste pão com batata que ficou óptimo, super fofo! A batata usado foi a Princesa Amandine, que encontram na maioria dos grandes supermercados. Esta batata tem uma polpa macia mas que fica firme depois de cozida. Adoro mesmo a consistência.

Acho que de uma próxima vez vou experimentar fazer com farinha de espelta ou uma proporção trigo e espelta.

Aqui no site já encontram várias receitas de pão (como é este pão delicioso) e como tem sido habitual uso a minha panela de ferro fundido da Vintage Cuisine para cozer o pão e me garantir a crosta perfeita.

 

Ingredientes Pão com Batata:

220 g batata descascada e cortada em pedaços

1000 g água para cozer a batata

200 g água fria

15 g azeite

6 g fermento de padeiro seco

400 g farinha T65

 

Preparação Bimby:

Deitar a água no copo e colocar a batata em pedaços no cesto e programar 15 min/ Varoma/ vel 2.

Retirar o cesto e deitar a água da cozedura fora.

Colocar a borbolea na lâmina e deitar as batatas no copo e programar 30 segundos/ vel 3. Repetir este passo mais 20 segundos. Adicionar a água fria e programar 5 seg/ vel 3. Retirar a borboleta.

Verificar a temperatura a que se encontra o copo. Se estiver acima de 37ºC aguardar até a temperatura baixar. Caso esteja abaixo prosseguir.

Juntar os restantes ingredientes e programar 2 min/ programa amassar (ou velocidade espiga). Verificar se a massa não ficou demasiado húmida (pode variar com o tipo de batata). Caso esteja muito pegajosa juntar mais 50 g de farinha e programar mais 2 min/ programa amassar.

Retirar a massa do copo para uma taça ou superfície enfarinhada e deixar levedar até duplicar de volume.

Forrar a panela com papel vegetal (usei Silvex) e colocar a massa em formato de bola no centro. Deixar levedar enquanto o forno pré-aquece a 200ºC.

Levar ao forno a cozer durante 30 minutos com a tampa, retirar a tampa ao fim deste tempo e deixar cozer mais 10 minutos.

Pão batata Bimby

Pão batata Bimby

Pão batata Bimby

Pão batata Bimby

Pão batata Bimby

partilha
tweet
pin
envia
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.