Eu sei que a febre do pão durante o isolamento começou logo no início mas nós habitualmente não comemos muito pão e portanto só me apeteceu comer pão há pouco tempo. Liguei a Bimby e optei por uma receita mais fora do comum que encontrei na net em inglês, que é um pão com buttermilk, e traduzi para vocês, porque realmente vale a pena.
Aquela crosta estaladiça é maravilhosa e o miolo é fantástico! Quando cortei a primeira fatia e provei o pão parecia que estava a comer o pão da aldeia que comia em casa dos meus avós. Trouxe-me memórias fantásticas de outros tempos.
Por isso recomendo que liguem as vossas Bimby, façam o pão de buttermilk e tenham a manteiga à mão para atacaram logo!
Se quiserem espreitar outras receitas de pão têm várias opções: pão em panela de ferro, pão com trigo e espelta, pão de batata doce.
Ingredientes Pão de Buttermilk:
180 g buttermilk (180 g leite + 1 c.sopa de limão e deixar talhar 5 min)
200 g água
2 c. chá de fermento de padeiro seco
1 c. chá de sal
500 g farinha T65
Preparação Bimby:
Deitar o buttermilk, água e fermento no copo e aquecer 3 min/ 37ºC/ vel 1.
Adicionar a farinha e o sal e misturar 10 seg/ vel 6 e depois programar 3 min/ vel espiga (ou programa amassar).
Deixar a massa levedar num local morno até duplicar de volume (eu deixei 2 horas dentro do copo, dentro do forno desligado.
Forrei uma panela de ferro fundido com papel vegetal (usei Silvex), formei uma bola com a massa e deixei levedar mais 30 minutos.
Durante este último passo pré-aquecer o forno a 200ºC para estar bem quente quando se colocar o pão.
Levar ao forno 30 minutos a 200ºC com a tampa da panela colocada e mais 10 minutos sem tampa. Dentro do forno esteve sempre uma taça com água.