Pão iogurte Bimby

Pão de Iogurte – Bimby

Para quem gosta de um bom pão com crosta bem crocante esta receita é muito simples mas o resultado é delicioso.

Na sondagem da semana passada ganhou o bolo e por isso publiquei o bolo de laranja e limão, sendo que o pão perdeu por poucos votos. Mas aqui está ele: pão de iogurte feito na Bimby.

Durante a pandemia não fui apanhada pelo “bicho” do pão, acho que fiz duas ou três vezes porque habitualmente não se consome muito pão em minha casa. Mas de vez em quando lá há vontade de comer um torradinha com manteiga.

Confesso que adoro um pão com uma crosta bem tostadinha contrastando com um miolo fofo e macio. Para obter este resultado deixo o pão levedar num local morno até que a massa dobre de volume, porque é necessário dar tempo à massa para levedar sem pressas.

Para além disso opto por cozer o pão numa panela de ferro fundido e neste caso usei a minha linda panela branca da Vintage Cuisine. Assim o pão coze de forma muito uniforme e a humidade fica “retida” dentro da panela o que é uma condição essencial para um bom pão.

Ingredientes pão de iogurte:

200 g água

6 g de fermento de padeiro seco

10 g açúcar

470 g farinha T55

1 iogurte grego natural

1 c. chá de flor de sal (usei Marnoto da Necton)

 

Preparação Bimby:

Colocar a água, fermento de padeiro e açúcar no copo e programar 2 min/ 37ºC/ vel 2.

Adicionar os restantes ingredientes pela ordem mencionada e programar 5 min/ vel espiga (ou programa amassar).

Retirar do copo para um recipiente ligeiramente untado com azeite e deixar levedar até dobrar de volume (+/- 1 hora num lugar morno).

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Forrar a panela de ferro com papel vegetal (usei Silvex) e colocar a massa de pão no centro da panela, fechar com a tampa e levar ao forno a 200ºC durante 30 minutos e depois retirar a tampa e deixar mais 10 minutos no forno.

Pão iogurte Bimby

Pão iogurte Bimby

Pão iogurte Bimby

 

partilha
tweet
pin
envia
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.