Tenho que confessar que no primeiro confinamento só fiz uma pão uma vez, não segui essa grande tendência. Optei por fazer vários tipos de brioche (como este brioche) que é o que mais comemos cá em casa. Mas neste segundo confinamento tive vontade de comer pão, daquele com uma crosta bem crocante por isso decidi fazer a massa do pão na Bimby e assar na panela de ferro.
Eu gosto imenso de pão torrado com manteiga, em miúda em casa dos meus avós o meu avô costumava fazer uma pilha de torradas e íamos tirando. Ficava logo com energia para correr a manhã toda, subir e descer escadas, correr atrás dos gatos e galinhas, eram dias felizes.
E quando abri o forno e tirei o pão a crosta lembrou-me logo o pão dessa altura e tive novamente essa sensação quando cortei o pão e senti o cheirinho. Não é igual, igual, mas é parecido o suficiente para me trazer excelentes memórias.
Ingredientes Pão em Panela de Ferro:
300 g água
5 g fermento de padeiro seco
520 g farinha T65
1 c. chá de sal
Preparação Bimby:
Colocar a água e o fermento no copo e programar 2 min/ 37ºC/ vel 2.
Adicionar a farinha e o fermento e programar 5 min/ vel espiga (ou programa amassar).
Retirar a massa do copo e colocar num recipiente ligeiramente enfarinha. Tapar e deixar a massa levedar num local morno cerca de 1 hora.
Pré-aquecer o forno a 220ºC e colocar a panela vazia a aquecer.
Formar uma bola com a massa e coloca-la sobre papel vegetal.
Deixar a massa repousar 10 minutos, molhar o topo da massa ligeiramente e polvilhar com um pouco de farinha. Fiz dois golpes na massa com uma lâmina de cortar pão.
Quando o forno já tiver atingido a temperatura retirar a panela e colocar o pão com o papel vegetal (usei Silvex), com cuidado para evitar queimaduras.
Colocar a panela tapada no forno e assar durante 30 minutos.
Ao fim dos 30 minutos retirar a tampa e deixar assar mais 10-15 minutos até a crosta ficar a gosto.