A minha caixa de mensagens no Instagram tem sempre imensos pedidos de receita de algo que vêm nos stories, pedidos de posts sobre isto ou aquilo e têm me pedido que publique mais receitas para a slow cooker. E aqui está o vosso desejo concretizado: a minha receita de pulled pork na slow cooker.
Tenho que confessar que eu queria uma slow cooker só pelo pulled pork, é uma coisa super americana mas eu adoro. A carne macia, tenra, a desfiar-se só com o garfo e ao mesmo tempo com molho, sem ser uma carne seca e sem graça.
A primeira vez que fiz pulled pork foi na Bimby, na Varoma, por isso qualquer modelo permite fazer o pulled pork na Bimby.
Mas eu queria muito uma slow cooker para poder explorar essa forma de cozinhar e conquistou-me mesmo. Todos os pratos que fiz ficaram incríveis, não houve nenhum em que a carne tenha ficado rija ou emborrachada.
O segredo está em saber dosear o tempo com a quantidade de molho colocado e também com os sucos libertados pela carne. E isto aprende-se com o tempo e também lendo e testando várias receitas.
O segredo para um pulled pork maravilhoso na slow cooker é mesmo apostar nos temperos com sabores ricos e de preferência deixar a carne a marinar de um dia para o outro.
Ingredientes Pulled Pork:
1 peça de cachaço (+/- 800- 900g)
½ chávena de chá de molho barbecue (receita aqui)
Marinada:
2 c. sopa de mostarda (usei Dona Sarah Ponte Vertical)
1 c. chá de alho em pó (usei Suldouro)
1 c. chá de cebola em pó
1 c. chá de tempero barbecue em pó (usei Mercadona)
1 c. chá de pimentão doce (usei Suldouro)
1 c. sopa de molho Teriyaki (usei Kikkoman Ponte Vertical)
1 c. chá de flor de sal com piri piri (usei Marnoto da Necton)
Preparação Slow Cooker:
Colocar todos os ingredientes da marinada numa taça e misturar até ficar uma pasta homogénea.
Temperar o cachaço limpo do excesso de gorduras com esta passa e deixar a marinar durante umas 3-4 horas, preferencialmente durante a noite.
Colocar a peça de cachaço na slow cooker e verter o molho barbecue cobrindo a carne e espalhando no fundo da slow cooker. Programar 6 horas em low e ao fim das 6 horas verificar se a carne se desfia só com um garfo. Caso não desfie programar mais 30 minutos em low ou até a carne se desfiar.
Neste caso servi o pulled pork como se fosse um burrito (os wraps são de compra) e ainda coloquei um pouco de mostarda na carne juntamente com um pouco de cebola frita.