Na semana passada foi o Dia Mundial do Chocolate e eu aproveitei para partilhar uma compilação de fotos com chocolate. Aí reparei que tinha uma receita de 2021 de uma tarte de chocolate e amêndoa sem glúten feita na Bimby por partilhar.
Dado que aquela receita foi feita mesmo no final do ano e depois começaram as publicações alusivas ao Natal e o lançamento do meu ebook de Natal também e a receita foi ficando para trás, até que acabou por nunca ser publicada.
Honestamente eu adorei a receita, é daqueles bolos/ tartes que se come com imensa satisfação, e seria uma pena enorme não a publicar! Especialmente porque para além de ser uma delícia é uma receita sem glúten que é uma coisa que me pedem com muita frequência e nem sempre consigo aceder ao pedido.
Claro que encontram várias receitas com chocolate aqui no site mas aquela que eu recomendo mesmo muito que vejam é a mousse de chocolate preguiçosa porque não é preciso separar gemas das claras e bater claras em castelo.
Agora digam-me lá quem é que vai fazer esta tarte de chocolate e amêndoa na Bimby (quando o calor der uma trégua para ligar o forno)?
Ingredientes Tarte Chocolate a Amêndoa:
190 g amêndoas inteiras (ou farinha de amêndoa)
125 g manteiga
200 g chocolate culinária de boa qualidade
100 g açúcar
1 chávena de café expresso (cerca de 35-40 g)
6 ovos
Preparação Bimby:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar as amêndoas no copo e programar 8 seg/ vel 7. Retirar e reservar.
Adicionar o chocolate partido em pedaços e programar 10 seg/ vel 10. Derreter 2 min/ 55ºC/ vel 2.
Juntar a manteiga e o açúcar e programar 2 min/ 50ºC/ vel 3.
Baixar tudo com a ajuda da espátula e adicionar o café expresso e a amêndoa ralada reservada e programar 1 min/ vel 6.
Com as lâminas na vel 3 ir adicionando os ovos um a um pelo bocal e depois de todos adicionados deixar cerca de 1 min/ vel 3 para ficar uma mistura homogénea.
Untar uma tarteira com manteiga e verter a mistura de chocolate e levar ao forno 35-40 minutos (ir verificando) para o bolo ter uma certa humidade e não ficar demasiado seco.