E já é segunda feira novamente! O tempo tem voado, não tem? As segundas feiras para mim pedem sempre um doce e desta vez trago uma tarte de amêndoa, que é (quase) igual à Tarte de Santiago, feita na Bimby.
Só não é igual, igual porque não tenho o molde para fazer o desenho com o açúcar em pó depois da tarte estar terminada.
Lembrei-me de fazer esta tarte por ter um pacote de farinha de amêndoa aberta e porque a minha mãe antes da pandemia até ter comprado várias vezes em Espanha no supermercado.
Decidi congelar uma parte da tarte (que descongela muito bem, fica igual) para depois os meus pais experimentarem e me darem a sua opinião em comparação com a de compra de Espanha.
O veredito foi unânime e deliberou a favor da minha tarte, fiquei mesmo contente. Mas honestamente não há como falhar nesta receita porque é à prova de erro.
Se procuram outra receita de tarte bem simples de fazer tenho que sugerir esta de maçã, que é a versão saudável do Mc Donalds.
Por isso, espero que tenham amêndoa na despensa para ligarem já a vossa Bimby e fazerem esta tarte de Santiago.
Ingredientes Tarte de Santiago (amêndoa):
250 g amêndoas sem pele (ou farinha de amêndoa)
180 g açúcar
4 ovos
Casca de 1 limão
Açúcar em pó q.b.
Preparação Bimby:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Se usar farinha de amêndoa saltar este passo. Colocar as amêndoas no copo e programar 10 seg/ vel 8. Retirar do copo e reservar.
Com o copo bem seco colocar o açúcar e a casca de limão e programar 10 seg/ vel 10.
Baixar tudo com a ajuda da espátula e adicionar os ovos e misturar 30 seg/ vel 4.
Juntar a farinha de amêndoa ou a amêndoa ralada e programar 15 seg/ vel 3.
Untar uma forma ou tarteira e verter a massa e levar ao forno a 180ºC durante 30 minutos ou até ficar ligeiramente dourada.
Depois de arrefecer polvilhar com açúcar em pó.