Tortilha waffle ovo Bimby

Tortilha Waffle com Ovo – Bimby

Se são como eu e não são muito habilidosos na frigideira para fazer omeletes e tortilhas deixo aqui a minha forma de fazer tortilhas com pouco esforço e num processo muito limpo.

Por muito que adore cozinhar eu não sei fazer tudo, nem sequer tenho jeito para tudo! E honestamente tenho zero jeito para omeletes e já vos conto uma história engraçada. E há outra coisa que sempre me assustou: tortilha espanhola. Então lembrei-me: e se eu fizesse a receita normal da tortilha na Bimby e depois fizesse como uma waffle, em vez de me aventurar a fazer na frigideira?

Tentar não custa, não é? O pior que podia acontecer era ficar um ano a limpar a máquina das waffles por ter colado tudo e ser um verdadeiro desastre… Mas também não era grave!

Então, fiz a receita na Bimby numa dose mais pequena porque era para brunch e não uma tortilha como refeição e correu super bem! A massa não colou nada na máquina de waffles e assim dá zero trabalho… e acima de tudo: zero stress!

Acho que já contei aqui que a minha mãe não tem jeito nenhum para cozinhar e pior do que isso é não gostar mesmo de cozinhar. O meu pai é que é o cozinheiro em casa dos meus pais, o homem dos tachos e a pessoa que sempre arriscou nos sabores e novas receitas, daí eu gostar tanto de comida do mundo. Mas sabem quem é que faz umas omeletes lindas, lindas sem partirem? A minha mãe, podem acreditar! Nem eu, nem o meu pai nascemos com esse dom.

E portanto encontrei aqui uma excelente alternativa para fazer a tortilha: começar na Bimby e acabar na máquina de waffles. Não pode ser mais simples.

 

Ingredientes Waffles de Tortilha Espanhola (rende 4 waffles):

130 g batata doce descascada em pedaços pequenos

1 cebola pequena (100 g)

20 g azeite

2 ovos

1 c. chá de flor de sal (usei Marnoto da Necton)

 

Preparação Bimby:

Colocar a cebola e as batatas no copo e programar 3 seg/ vel 5. Se necessário programar mais 1 ou 2 segundos.

Baixar tudo com a espátula, adicionar a flor de sal e o azeite e programar 10 min/ 100ºC/ vel 1.

Adicionar um ovo de cada vez com a Bimby a trabalhar na velocidade 3 e deixar o tempo suficiente até ficar uma mistura homogénea. Deixei 30 seg a misturar.

Pré-aquecer a máquina de waffles de acordo com as suas instruções e cozer as waffles até ficarem tostadas.

Também podem colocar pedacinhos de chouriço no passo dos 10 minutos da Bimby e assim ficam com uma tortilha waffle mais saborosa e o ovo pode ser feito sem pesto, basta só colocar o azeite e o ovo por cima do azeite.

Ingredientes do Ovo com Pesto:

1 ovo

Pesto rosso q.b. (usei da Ponti Ponte Vertical)

1 fio de azeite

Papel vegetal (usei Silvex)

400 g água

Preparação Bimby:

Colocar a água no copo e programar 5 min/100ºC/ vel 1.

No entretanto colocar uma folha de papel vegetal no tabuleiro da Varoma e engordurar ligeiramente com azeite a zona onde se vai colocar o ovo (isto impede que ele “fuja” do papel). Barrar com pesto rosso a gosto e colocar o ovo por cima e temperar com flor de sal a gosto.

Pôr o tabuleiro da Varoma na sua posição e programar 5 min/ Varoma/ vel 1.

Servir de imediato.

Tortilha waffle ovo Bimby

Tortilha waffle ovo Bimby

partilha
tweet
pin
envia
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.