trança babka nutella Bimby

Trança/ Babka de Nutella – Bimby

Se gosta de pôr as mãos na massa e gosta de fazer massas lêvedas esta babka de Nutella é uma óptima receita para experimentar.

Para mim experimentar receitas novas é um desafio e uma paixão e tomara eu ter mais tempo para colocar em prática mais coisas que tenho na minha lista de receitas a fazer. Assim, desta vez decidi pôr as mãos na massa e fazer uma trança de Nutella na Bimby, mais concretamente uma babka.

A babka é um pão doce entrançado com origem nas comunidades judaicas do leste da Europa em países como a Polónia e Ucrânia e começou a surgir no início do século XIX, contudo nessa altura o recheio não era de chocolate porque não era um ingrediente assim tão fácil de encontrar.

Enquanto a massa estava a levedar ainda ponderei rechear com compota de frutos vermelhos, mas como tinha um frasco de Nutella a precisar de ser gasto optei por fazer a minha trança ou babka com Nutella e de forma bem fácil na Bimby.

A desculpa perfeita para fazer esta trança recheada foi ter recebido a encomenda Tescoma na semana passada e ter encomendado uma forma de silicone para fazer pão.

Se querem fazer outras receitas com Nutella podem experimentar as famosas bolachas de Nutella, se desaparecerem depressa não me posso responsabilizar.

Ingredientes trança/ babka com Nutella:

140 g leite

5 g fermento padeiro seco

40 g açúcar

250 g farinha T55

1 pitada de flor de sal (usei Marnoto da Necton)

40 g manteiga

Nutella q.b.

 

Preparação Bimby:

Colocar o leite, fermento e açúcar e programar 2 min/ 37ºC/ vel 1.

Adicionar a farinha e programar 3 min/ programa amassar (ou velocidade espiga).

Juntar a manteiga e programar 2.5 min/ programa massar.

Retirar a massa do copo da Bimby e colocar numa taça ligeiramente untada e deixar a levedar até dobrar de volume.

Estender a massa numa superfície enfarinhada em formato de rectângulo e barrar com Nutella a gosto sobre toda a massa. Enrolar a massa como se fosse uma torta e cortar na longitudinal mas sem separar integralmente em duas partes. Entrançar as duas metades e colocar na forma e deixar levedar mais 20-30 minutos. Não untei a forma porque usei uma forma de silicone mas podem usar uma forma de bolo inglês e forrar com papel vegetal.

Levar ao forno a 180ºC durante 20-25 minutos ou até a massa começar a ficar dourada.

trança babka nutella Bimby

trança babka nutella Bimby

trança babka nutella Bimby

trança babka nutella Bimby

trança babka nutella Bimby

partilha
tweet
pin
envia
email

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.