Eu sei que há aqui seguidores muito gulosos, tal como eu! Durante a quarentena fiz estes vulcões de chocolate na varoma da Bimby e esqueci-me completamente de os publicar!! Não perguntem como, não sei… São tão bons que vocês vão querer fazer. Aqui o tamanho da forma vai influenciar o tempo de cozedura para ficaram líquidos no meio.
Eu usei dois tipos: as formas de alumínio para pastéis de nata da A Metalúrgica Bakeware Production SA, que são mais pequenas, e usei uns ramequins de cerâmica que levam mais quantidade e portanto precisam de mais tempo. É uma questão de tentativa e erro. Não fiquem tristes se não correr bem à primeira, mas não deixem de fazer com receio.
É tão prático fazer estes vulcões de chocolate na varoma da Bimby que acho que nunca mais faço no forno. Se fizerem esta receita digam-me como correu a vossa experiência.
Ingredientes Vulcões de Chocolate:
4 ovos
80 g açúcar
150 g chocolate de culinária (> 50% de cacau)
70 g chocolate de leite em pedaços (usei Milka)
120 g manteiga em pedaços
50 g farinha
1000g água (para cozer a vapor)
Preparação Bimby e Varoma:
Untar os ramequins ou as formas.
Colocar os dois tipos de chocolate no copo e picar 5 seg/ vel 6. Desprender bem do fundo.
Adicionar a manteiga e derreter 2 min/ 70ºC/ vel 1.
Juntar os ovos, açúcar e farinha e bater 20 seg/ vel 4.
Deitar a massa na formas ou ramequins e colocar na varoma tapados com folha de alumínio (para evitar que pingue água da condensação). Programar 16 min/ Varoma/ vel 1 se usarem as formas pequeninas. Programar 25 min/ varoma/ vel 1 se usarem os ramequins de cerâmica maiores.
Servir de imediato com um bola de gelado (servi com gelado de frutos vermelhos).


