Brioches super fofos Bimby

Brioches Super Fofos – Bimby

O melhor pequeno almoço que comi em muito tempo foram estes brioches super fofos, a massa é pura fofura.

Depois de uma longa pausa sem novas receitas aqui no site estava cheia de vontade de regressar e partilhar convosco uma receita nova.  Esta receita foi muito pedida desde que partilhei no domingo nos stories a minha meal prep da semana. Óbvio que estou a falar dos brioches super fofos que fiz na Bimby.

Eu já fiz muitas receitas com massas lêvedas e há várias publicadas no site e ao longo do tempo comecei a perceber qual o impacto nas receitas de cada ingrediente. O impacto de ter ovos ou não ter, ter mais leite ou menos leite, mais manteiga ou sem manteiga etc. Este conhecimento levou-me a arriscar cada vez mais em novas receitas ou fazer alterações em receitas anteriores.

E esta receita dos brioches super fofos é mesmo incrível, a massa fica óptima e é bastante fácil de fazer na Bimby e de trabalhar, não é nada pegajosa. O único “segredo” que nem é segredo é dar mesmo tempo à massa para levedar, é um processo que não podemos apressar por isso nunca façam massas que precisem de levedar com pressa porque o resultado final nunca é o esperado.

Eu opto sempre por colocar menos fermento e dar mais tempo à massa para levedar, acaba por ser uma massa mais “leve” e a própria digestão também é mais fácil.

Ali em cima falei em receitas muito populares que já estão publicadas como é o caso dos brioches com queijo creme e o pão de hambúrguer brioche, entre outras receitas.

Ingredientes Brioches Super Fofos:

200 g leite (usei meio gordo)

50 g açúcar

5 g fermento padeiro seco

2 ovos

500 g farinha T55

65 g manteiga (usei manteiga com sal)

1 gema + leite para pincelar

 

Preparação Bimby:

Deitar o leite, açúcar e fermento no copo da Bimby e programar 2 min/ 37ºC/ vel 1.

Adicionar os ovos e farinha e programar 5 min/ vel espiga (ou programa amassar).

Juntar a manteiga em pedaços e programar 5 min/ vel espiga (ou programa amassar).

Retirar a massa do copo da Bimby e deixar numa taça a levedar até dobrar de volume (cerca de 1h30-2 horas).

Retirar a massa para uma superfície de trabalho (bancada enfarinhada ou tapete de silicone de pastelaria) e formar uma bola. Dividir essa bola em 8 pedaços iguais. Esticar a massa e formar um rectângulo e posteriormente enrolar a massa até fazer um rolinho. Repetir o processo com a restante massa.

Em alternativa aos rolinhos podem ser feitas bolinhas.

A massa deve ser colocada numa forma deixando espaço entre si e deixar levedar cerca de 30 min. Eu utilizei a forma de silicone de pão da Tescoma por isso só passei a forma por água. Caso usem outro tipo de forma deverão forrar com papel vegetal.

Pincelar a massa cuidadosamente com a gema misturada com leite e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC e levar ao forno até ficarem dourados, cerca de 18-20 minutos.

 

Brioches super fofos Bimby

Brioches super fofos Bimby

Brioches super fofos Bimby

Brioches super fofos Bimby

Brioches super fofos Bimby

partilha
tweet
pin
envia
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, está a aceitar o uso de cookies para os fins acima mencionados.