No ano passado não houve santos populares, nem festas da aldeia que foi mais um efeito da pandemia. Confesso que não sou de comer fritos, mas uma fartura na altura das festas não digo que não. Em 2019 fomos à festas da Luz em Carnide e comprei umas loiças e comemos um churro e viemos embora felizes. E outro dia estava a navegar na net e vi alguém fritar churros e fiquei com a ideia de fazer churros na Bimby, mas cozer na máquina de waffles tal como vi no Instagram.
Bastou fazer a massa dos churros na Bimby que já sentia uma parte do cheirinho mas quando coloquei a massa na máquina de waffles inundou completamente a casa. Confesso que aquele cheirinho baunilhado é difícil de resistir.
Como é óbvio a massa não vai saber exactamente igual aos churros fritos, mas é uma alternativa bem interessante e dá uma tábua gira para pequeno almoço com compotas e fruta, por exemplo.
Acompanhei com o creme para barrar de speculoos cuja receita está aqui.
Ingredientes Churros Waffles:
250 g água
60 g manteiga em pedaços
10 g açúcar
1 c. chá de extracto de baunilha
220 g farinha
2 ovos
Preparação Bimby:
Colocar a água, manteiga, açúcar e extracto de baunilha no copo e programar 4 min/ 110ºC/ vel 1.
Juntar a farinha e misturar 30 seg/ vel 5.
Adicionar 1 ovo e misturar 30 seg/ vel 4.
Por fim adicionar o outro ovo e misturar 30 seg/ vel 4.
Deitar toda a massa num saco de pasteleiro (eu uso os descartáveis da Silvex).
Aquecer a máquina de waffles e cortar o saco de pasteleiro com largura suficiente para sair um rolo de massa com 3-4 cm. Cozer a massa até ficar dourada. Repetir até a massa terminar.